Sobre o VOLT

imagem_volt.png
 

Criado como um blog no fim de 2014...

VOLT DATA LAB tornou-se uma agência de jornalismo independente focada em investigação, análise e visualização de dados, desenvolvendo projetos em diversas áreas, como política, economia, direitos humanos, mídia e tecnologia.

A partir de um dos nossos principais projetos, a Conta dos Passaralhos, que mostra as demissões de jornalistas no Brasil desde 2012, vieram solicitações por parcerias e serviços, além de outras oportunidades. Nasceu daí a ideia de transformar o Volt em uma agência de jornalismo, produzindo conteúdo a partir de dados.

Nossa experiência é ampla: já produzimos relatórios de investimento, análises setoriais, reportagens do dia a dia, peças investigativas e especiais; já criamos bancos de dados e visualizações interativas e avançadas; já produzimos análises de orçamento público e já ministramos cursos para comunicadores, entre outras coisas.

Veja alguns de nossos projetos aqui.

Desde o início, a ideia sempre foi ser uma iniciativa que produzisse material próprio, num contexto amplo, geral. Nenhum tópico estava fora da mesa, nenhum assunto, longe o suficiente que não pudéssemos abordar. Segmentar o conteúdo próprio não estava no nosso foco.

O negócio evoluiu e vimos uma demanda crescente por serviços que prestamos. Como fornecedores de conteúdo, análises e tecnologia para o setor de comunicação, fazer de tudo é importante para nosso modelo: o que parceiros, redações, ONGs e outras agências e clientes nos comissionam para fazer, nós fazemos, desde que respeitada ética jornalística e nossa área de atuação. Simples assim.

Mas, como quem nos acompanha sabe, temos também um lado editorial próprio, de pautas que nascem aqui dentro e que resultam em conteúdo próprio e independente, mesmo que publicados com parceiros. Constatamos que, após diversas reportagens sobre os mais variados tópicos, de política e economia a saúde e judiciário, a vocação do VOLT sempre tendeu para a natureza de temas cujo fio condutor é tecnologia e mídia.

A partir de 2018, a produção editorial independente do Volt Data Lab será focada prioritariamente em assuntos de tecnologia e mídia e seus impactos na sociedade, no governo, na Justiça, na política, na economia e no cotidiano das pessoas.