Quem faz

 

O VOLT foi fundado pelo jornalista Sérgio Spagnuolo, mas todo o trabalho que fizemos até hoje é um esforço coletivo. Em 2017, contratamos 19 colaboradores para atuar em trabalhos específicos: de jornalistas, redatores e revisores a designers, programadores e estatísticos. 

Como uma agência de alto rendimento atuando em um tipo novo de segmento em comunicação no Brasil, adotamos o conceito de lean startup. Dessa forma, uma grande força do VOLT é a facilidade de articulação com sua ampla e experiente rede de colaboradores, o que nos permite acionar os profissionais necessários para cada trabalho, caso a caso, de acordo com a demanda, agilizando processos e entregas e otimizando custos. Veja abaixo os profissionais que colaboram conosco com mais frequência.

 
 
O abajur é de verdade

O abajur é de verdade

Sérgio Spagnuolo // Fundador e Editor

Sérgio Spagnuolo é jornalista, fundador e editor da agência de jornalismo de dados VOLT DATA LAB, além de mestre em Relações Internacionais e Direitos Humanos pela PUC-SP. Em 2016, foi fellow do Tow-Knight Center for Entrepreneurial Journalism, um programa de empreendedorismo para jornalistas, em Nova York e fellow, em 2018/2019 do International Center for Journalists, no programa TruthBuzz.

Paulistano não praticante, já atuou pelas as agências Reuters e Mergermarket, publicou nas revistas AméricaEconomiaÉpoca NegóciosIstoÉ Dinheiro e Capital Aberto, entre outras, e colaborou com os portais da revista piauí, Yahoo Notícias, Jota, Estadão.com, UOL e Último Segundo, assim com o Reveal News, projeto do Center for Investigative Reporting, em San Francisco, como parte do programa de empreendedorismo digital do ICFJ. Foi editor e consultor de novos formatos digitais do site de checagem Aos Fatos. Também trabalhou no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), como oficial de comunicação do Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (Centro RIO+).

Currículo: LinkedIn - Lattes
Email: info [@] voltdata.info
Twitter: @sergiospagnuolo

 
 
Sim, ele tava num bar

Sim, ele tava num bar

FELIPPE MERCURIO // Coordenador TÉCNICO

Especialista em planejamento e estruturação de tecnologias, recursos e outras capacidades adequadas aos projetos. No VOLT, lidera os esforços de capacidade técnica de backend, de modelagem de bancos de dados e de nerdices do noticiário envolvendo dados.

Também atua como consultor independente, especialista em processos e sistemas de gestão empresarial com foco na estruturação de bancos de dados e implementação de sistemas empresariais (do cabo ao código, literalmente).

Paulistano radicado em Santa Catarina, programador autodidata (uma relação de amor e ódio com códigos), fissurado por ciência, tecnologia e, claro, dados.

Currículo: LinkedIn
Email: felippe [a] voltdata.info
Twitter: @ztock

Jornalismo e estatística? Tudo a ver!

Jornalismo e estatística? Tudo a ver!

Renata Hirota // Consultora de Análise

Renata é graduada em Jornalismo e atualmente cursa Estatística na Universidade de São Paulo.

Já viveu na Espanha, Portugal e EUA, escrevendo para agências de notícias e revistas de viagem.

No VOLT, une seu ofício antigo à nova empreitada no universo dos dados, após ter sido selecionada para nosso programa de bolsas, e continuado como colaboradora frequente, com destaque para atuação nos grandes projetos da agência, como o Atlas da Notícia e reportagens que envolvem mais capacidade analítica. 

Currículo: LinkedIn
Email: renata [a] voltdata.info
Twitter: @renata_mh

 

 
angelica_PB.jpg

Angélica Martins // Jornalista

Angélica é uma jornalista carioca especializada em economia, com experiência em jornais diários e cobertura do orçamento público. Também já publicou em revistas como Capital Aberto e atualmente une a vivência de repórter com o mundo dos dados.

No VOLT, trabalha principalmente com agregação, extração, limpeza e organização de dados. 

Currículo: LinkedIn
E-mail: angelica [a] voltdata.info
Twitter: Tem, mas não publica nada :(

Mineiro em SP

Mineiro em SP

Analista de dados

Lucas é graduado em Direito e mestre em Ciência Política pela UFMG. Atualmente cursa o doutorado em Ciência Política na USP, onde pesquisa eleições e poder legislativo. Migrou dos códigos do vade mecum para os códigos do R. Trabalhou como cientista de dados no G1 durante as eleições de 2018, contribuindo especialmente para matérias da seção "Eleição em Números".

No VOLT, participa da análise e visualização dos dados de diversos dos projetos.

Currículo: LinkeIn - Lattes 
E-mail: lucas [a] voltdata.info
Twitter: @lgelape

 

 
Especialista em mapas!

Especialista em mapas!

Carolina Passos // Urbanista e Cartógrafa digital

Carolina é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela USP, desde 2012 atua como urbanista em Planos Urbanísticos e Masterplans, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador junto a grandes escritórios de arquitetura do cenário nacional, como Vigliecca & Associados e Triptyque Architecture.

É fundadora e especialista em dados urbanos do Mapping-lab, uma plataforma de experimentações cartográficas e visuais, que está participando da Bienal de Arquitetura Internacional de Veneza 2018.

No VOLT, colabora no desenvolvimento de mapas e leituras urbanas interativas. 

Currículo: LinkedIn
E-mail: info [a] voltdata.info
Twitter: @carolpos 

Corintiana

Corintiana

STEPH MINUCCI // JORNALISTA E SOCIAL MEDIA


Steph se formou em jornalismo pela Escola de Jornalismo da Énois em 2016. Co-autora e criadora de conteúdo do Prato Firmeza- O Guia Gastronômico das Quebradas de SP. Atuou como prestadora de contas e cuidou do financeiro da Énois Inteligência Jovem de 2017-2018. Ela já postou matérias na Superinteressante e no UOL TAB.

No VOLT, ela cuida das redes sociais e interage com os internautas. Então, se você comentar algo por lá, é ela que vai trocar uma ideia contigo.

Currículo: LinkedIn
Email: stephminucci [a] gmail.com
Twitter: @stephminucci

 

 
Ele gosta de Curitiba

Ele gosta de Curitiba

Programador backend

Turicas (aka Álvaro Justen) é programador e professor de programação. Ativista de software livre desde 2004 e programador Python desde 2005, atualmente trabalha capturando, convertendo, limpando e analisando dados em diversos projetos jornalísticos brasileiros; é fundador do portal de dados abertos acessíveis Brasil.IO e está sempre viajando para congressos, libertando dados públicos inacessíveis, torrando café e hipnotizando pessoas.

Currículo: LinkedIn
E-mail: info [a] voltdata.info
Twitter: @turicas

DSC_0164.JPG

Reinaldo Chaves // Bolsista em 2018

Jornalista de Bauru, no Interior de São Paulo, há mais de dez anos vive e trabalha em São Paulo, em veículos como Bom Dia, Diário de S.Paulo, Folha de S.Paulo, ConJur, The Intercept Brasil e Repórter Brasil. 

Pós-graduado em jornalismo econômico, há cerca de dois anos começou a trabalhar com programação, voltada para raspagens, limpeza, estruturação e análises de grandes bases de dados.

Entre os trabalhos estão análises sobre votações legislativas e doações para políticos e cruzamentos com grandes bases de informações federais, de desrespeito a normas ambientais e de trabalho análogo à escravidão. 

Currículo: LinkedIn
E-mail: reichaves@gmail.com
Twitter: @paidatocandeira