Quem faz

O VOLT foi fundado pelo jornalista Sérgio Spagnuolo, mas todo o trabalho que fizemos até hoje é um esforço coletivo. Em 2017, contratamos 19 colaboradores para atuar em trabalhos específicos: de jornalistas, redatores e revisores a designers, programadores e estatísticos. 

Como uma agência de alto rendimento atuando em um tipo novo de segmento em comunicação no Brasil, adotamos o conceito de lean startup. Dessa forma, uma grande força do VOLT é a facilidade de articulação com sua ampla e experiente rede de colaboradores, o que nos permite acionar os profissionais necessários para cada trabalho, caso a caso, de acordo com a demanda, agilizando processos e entregas e otimizando custos. Veja abaixo os profissionais que colaboram conosco com mais frequência.

 
 O abajur é de verdade

O abajur é de verdade

Sérgio Spagnuolo - Fundador e Editor

Sérgio Spagnuolo é jornalista, fundador e editor da agência de jornalismo de dados Volt Data Lab, além de mestre em Relações Internacionais e Direitos Humanos pela PUC-SP e colaborador do site de checagem Aos Fatos. Paulistano não praticante, divide seu tempo entre São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro. Em 2016, foi fellowdo Tow-Knight Center for Entrepreneurial Journalism, um programa de empreendedorismo para jornalistas, em Nova York.

Já atuou pelas as agências Reuters e Mergermarket, publicou nas revistas AméricaEconomiaÉpoca NegóciosIstoÉ Dinheiro e Capital Aberto, entre outras, e colaborou com os portais piauíYahoo NewsJota Estadao.comUOLe Último Segundo. Também trabalhou no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), como oficial de comunicação do Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (Centro RIO+).

Currículo: LinkedIn  - Lattes
Email: info [@] voltdata.info
Twitter: @sergiospagnuolo
 
 Sim, ele tava num bar

Sim, ele tava num bar

FELIPPE MERCURIO - LÍDER TÉCNICO

Especialista em planejamento e estruturação de tecnologias, recursos e outras capacidades adequadas aos projetos. No VOLT, lidera os esforços de capacidade técnica de backend, de modelagem de bancos de dados e de nerdices do noticiário envolvendo dados.

Também atua como consultor independente, especialista em processos e sistemas de gestão empresarial com foco na estruturação de bancos de dados e implementação de sistemas empresariais (do cabo ao código, literalmente).

Paulistano radicado em Santa Catarina, programador autodidata (uma relação de amor e ódio com códigos), fissurado por ciência, tecnologia e, claro, dados.

Currículo: LinkedIn
Email: felippe [a] voltdata.info 
Twitter: @ztock
 Jornalista e estatística? Tudo a ver!

Jornalista e estatística? Tudo a ver!

Renata Hirota - Analista

Renata é graduada em Jornalismo e atualmente cursa Estatística na Universidade de São Paulo.

Já viveu na Espanha, Portugal e EUA, escrevendo para agências de notícias e revistas de viagem.

No VOLT, une seu ofício antigo à nova empreitada no universo dos dados, após ter sido selecionada para nosso programa de bolsas, e continuado como colaboradora frequente, com destaque para atuação nos grandes projetos da agência, como o Atlas da Notícia e reportagens que envolvem mais capacidade analítica. 

Currículo: LinkedIn
Email: renata [a] voltdata.info
Twitter: @renata_mh
helo.jpeg

HELOISA PIZZO - PESQUISADORA

Heloisa é graduada em direito pela FMU, mas tem como área de atuação coordenação de projetos e pesquisas.

Mais recentemente, foi consultora do Grupo Boticário, em Curitiba, e analista de ciclo de vida da BASF, em São Paulo, além de passagem pela PWC.

No VOLT, ela auxilia em questões de estratégia, assessoria jurídica e também em pesquisas e levantamentos que realizamos.

Currículo: LinkedIn
Twitter: A Helô não tem Twitter :(