Quem faz

 

O VOLT foi fundado pelo jornalista Sérgio Spagnuolo, mas todo o trabalho que fizemos até hoje é um esforço coletivo. Em 2017, contratamos 19 colaboradores para atuar em trabalhos específicos: de jornalistas, redatores e revisores a designers, programadores e estatísticos. 

Como uma agência de alto rendimento atuando em um tipo novo de segmento em comunicação no Brasil, adotamos o conceito de lean startup. Dessa forma, uma grande força do VOLT é a facilidade de articulação com sua ampla e experiente rede de colaboradores, o que nos permite acionar os profissionais necessários para cada trabalho, caso a caso, de acordo com a demanda, agilizando processos e entregas e otimizando custos. Veja abaixo os profissionais que colaboram conosco com mais frequência.

 
 
 O abajur é de verdade

O abajur é de verdade

Sérgio Spagnuolo // Fundador e Editor

Sérgio Spagnuolo é jornalista, fundador e editor da agência de jornalismo de dados Volt Data Lab, além de mestre em Relações Internacionais e Direitos Humanos pela PUC-SP e editor do site de checagem Aos Fatos. Paulistano não praticante, divide seu tempo entre São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro. Em 2016, foi fellow do Tow-Knight Center for Entrepreneurial Journalism, um programa de empreendedorismo para jornalistas, em Nova York.

Já atuou pelas as agências Reuters e Mergermarket, publicou nas revistas AméricaEconomiaÉpoca NegóciosIstoÉ Dinheiro e Capital Aberto, entre outras, e colaborou com os portais da revista piauí, Yahoo Notícias, Jota, Estadão.com, UOL e Último Segundo, assim com o Reveal News, projeto do Center for Investigative Reporting, em San Francisco, como parte do programa de empreendedorismo digital do ICFJ. Também trabalhou no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), como oficial de comunicação do Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (Centro RIO+).

Currículo: LinkedIn  - Lattes
Email: info [@] voltdata.info
Twitter: @sergiospagnuolo
 
 
 Sim, ele tava num bar

Sim, ele tava num bar

FELIPPE MERCURIO // Coordenador TÉCNICO

Especialista em planejamento e estruturação de tecnologias, recursos e outras capacidades adequadas aos projetos. No VOLT, lidera os esforços de capacidade técnica de backend, de modelagem de bancos de dados e de nerdices do noticiário envolvendo dados.

Também atua como consultor independente, especialista em processos e sistemas de gestão empresarial com foco na estruturação de bancos de dados e implementação de sistemas empresariais (do cabo ao código, literalmente).

Paulistano radicado em Santa Catarina, programador autodidata (uma relação de amor e ódio com códigos), fissurado por ciência, tecnologia e, claro, dados.

Currículo: LinkedIn
Email: felippe [a] voltdata.info 
Twitter: @ztock
 Jornalismo e estatística? Tudo a ver!

Jornalismo e estatística? Tudo a ver!

Renata Hirota // Jornalista e Analista

Renata é graduada em Jornalismo e atualmente cursa Estatística na Universidade de São Paulo.

Já viveu na Espanha, Portugal e EUA, escrevendo para agências de notícias e revistas de viagem.

No VOLT, une seu ofício antigo à nova empreitada no universo dos dados, após ter sido selecionada para nosso programa de bolsas, e continuado como colaboradora frequente, com destaque para atuação nos grandes projetos da agência, como o Atlas da Notícia e reportagens que envolvem mais capacidade analítica. 

Currículo: LinkedIn
Email: renata [a] voltdata.info
Twitter: @renata_mh
 

 
angelica_PB.jpg

Angélica Martins // Jornalista

Angélica é uma jornalista carioca especializada em economia, com experiência em jornais diários e cobertura do orçamento público. Também já publicou em revistas como Capital Aberto e atualmente une a vivência de repórter com o mundo dos dados.

No VOLT, trabalha principalmente com agregação, extração, limpeza e organização de dados. 

Currículo: LinkedIn
E-mail: angelicafsmartins [a] gmail.com
Twitter: Tem, mas não publica nada :(
DSC_0164.JPG

Reinaldo Chaves // Repórter especial

Jornalista de Bauru, no Interior de São Paulo, há mais de dez anos vive e trabalha em São Paulo, em veículos como Bom Dia, Diário de S.Paulo, Folha de S.Paulo, ConJur, The Intercept Brasil e Repórter Brasil. 

Pós-graduado em jornalismo econômico, há cerca de dois anos começou a trabalhar com programação, voltada para raspagens, limpeza, estruturação e análises de grandes bases de dados.

Entre os trabalhos estão análises sobre votações legislativas e doações para políticos e cruzamentos com grandes bases de informações federais, de desrespeito a normas ambientais e de trabalho análogo à escravidão. 

Currículo: https://www.linkedin.com/in/reinaldochaves/
E-mail: reichaves@gmail.com
Twitter: @paidatocandeira
 

 
 Especialista em mapas!

Especialista em mapas!

Carolina Passos // Urbanista e Cartógrafa digital

Carolina é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela USP, desde 2012 atua como urbanista em Planos Urbanísticos e Masterplans, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador junto a grandes escritórios de arquitetura do cenário nacional, como Vigliecca & Associados e Triptyque Architecture.

É fundadora e especialista em dados urbanos do Mapping-lab, uma plataforma de experimentações cartográficas e visuais, que está participando da Bienal de Arquitetura Internacional de Veneza 2018.

No VOLT, colabora no desenvolvimento de mapas e leituras urbanas interativas. 

Currículo: https://www.linkedin.com/in/carolinapos/
E-mail: info [a] voltdata.info
Twitter: @carolpos

 

 Corintiana

Corintiana

STEPH MINUCCI // JORNALISTA E SOCIAL MEDIA


Steph se formou em jornalismo pela Escola de Jornalismo da Énois em 2016. Co-autora e criadora de conteúdo do Prato Firmeza- O Guia Gastronômico das Quebradas de SP. Atuou como prestadora de contas e cuidou do financeiro da Énois Inteligência Jovem de 2017-2018. Ela já postou matérias na Superinteressante e no UOL TAB.

No VOLT, ela cuida das redes sociais e interage com os internautas. Então, se você comentar algo por lá, é ela que vai trocar uma ideia contigo.

Currículo: https://www.linkedin.com/in/steph-minucci-773928151/ 
Email: stephminucci [a] gmail.com
Twitter: @stephminucci